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O clipping pode ser útil para o assessor de imprensa? Saiba aqui!

24 de setembro de 2018 0 Comment

Sabe aquele cliente cheio de exigências e que mobiliza toda a equipe de uma agência ou assessoria de imprensa? Pois bem, esse é o cliente que fará com que a sua empresa mostre ao mundo que está preparada, além de ser uma ótima oportunidade para criar um belo case de assessoria.

Entretanto, além da oportunidade de mostrar trabalho, esses casos também exigem muito cuidado e atenção, fazendo com que a estratégia de assessoria tenha que ser a mais completa possível para atingir todos os objetivos do cliente.

É nesse ponto que nós vamos abordar um ponto super interessante para o assessor de imprensa: a utilização do clipping como ferramenta para que o trabalho possa ser concluído com êxito e auxiliando o profissional na demonstração de resultados reais para o cliente. Vamos lá?

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Como o clipping pode ajudar o assessor de imprensa?

Observando e monitorando os veículos

Hoje em dia não é tarefa fácil conseguir emplacar notícias ou releases em veículos  relevantes. As redações estão cada vez mais entupidas de material e boa parte disso não é útil ao veículo, mas ainda sim toma um bom tempo dos profissionais que filtram essas pautas. Se as pautas são boas, às vezes faltam mão de obra para produzir um material legal ou averiguar quão interessante pode ser determinado assunto para o veículo.

Diante disso, o assessor de imprensa pode usar o clipping a seu favor para e criar uma estratégia para observar o que os repórteres estão trabalhando, quais pautas estão sendo mais abordadas pelos veículos ou o que está sendo falado nas editorias que possam ser interessantes para o cliente. Dentro desse cenário, analise e crie sugestões de pautas bem direcionadas, assim a sua chance de acertar no conteúdo será maior.

Verificar, conhecer e considerar novos assuntos

Já foi o tempo em que o assessor de imprensa trabalhava de uma forma passiva. Atualmente, cabe ao profissional uma abordagem mais ativa em busca do melhor conteúdo e melhores veículos para o cliente. Acima você aprendeu a usar o monitoramento de clipping para observar os veículos, agora poderá usar a ferramenta como fonte de assuntos específicos e relevantes para o cliente. Com essa estratégia será possível ficar de olho em diferentes cenários, acompanhar os assuntos do momento e encontrar novas fontes para que o trabalho seja mais assertivo.

Durante seu monitoramento, procure acompanhar o conteúdo de mente aberta, para fugir do tradicional e do que está batido demais na mídia. Pense de forma diferente e procure sugerir novas opções para o cliente, como ousar em uma publicação em um novo portal, ou apostar em um programa de rádio ao invés de ir para o impresso.

Por fim, não podemos esquecer que o monitoramento de assunto oferece uma oportunidade incrível para que o assessor encontre novos canais e novos veículos.

Acompanhando os concorrentes

Em outra publicação aqui no blog da Dua, nós já abordamos algumas dicas para ficar de olho na concorrência usando o clipping. A clipagem de concorrentes é essencial para poder elaborar uma estratégia de sucesso para o seu cliente. Todo bom profissional de assessoria precisa ir além do conhecimento básico do próprio cliente, é preciso saber e acompanhar onde o concorrente ou as empresas referências do segmento do cliente estão publicando e como estão se posicionando na mídia. Com isso, você terá a chance encontrar a melhor forma para divulgar o seu cliente e ainda sim conseguir ser superior aos concorrentes.

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Mensurando relatórios

E por último mas não menos importante, os relatórios de mensuração de dados. Essas informações são imprescindíveis para que o assessor possa averiguar o sucesso da sua campanha junto ao cliente.

Além disso, o relatório irá comprovar a sua assertividade diante de todos os seus estudos e esforços para alcançar o melhor resultado.

Após todo o conteúdo divulgado o assessor deve se concentrar na coleta de dados. Isso deve ser feita de forma profissional e ir mais a fundo no que rolou durante o período da campanha. Se destacam empresas e profissionais que conseguem apresentar relatórios diferenciados.

Aqui na Dua, por exemplo, trabalhamos com dados e gráficos qualitativos e quantitativos. tudo para que o cliente possa entender a eficácia do planejamento.

Gostou das nossas dicas da utilização do clipping por profissionais de assessoria? Continue acompanhando nosso blog para mais curiosidades, dicas e notícias do mundo da clipagem.