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3 dicas do clipping de notícias para ficar de olho na concorrência

11 de setembro de 2018 0 Comment

O serviço de clipping possui várias vertentes, e a clipagem pode ser útil em diversos momentos da trajetória de uma empresa ou pessoa pública. Nós já falamos aqui, por exemplo, dá importância do clipping para gerenciamento de crise. Hoje, nossa dica envolve a utilização do clipping para observar os passos da concorrência e como isso pode beneficiar sua empresa. Vamos lá?

O que andam falando do seu concorrente?

O principal e primeiro passo é observar como os seus concorrentes estão posicionados diante dos veículos de imprensa. Uma pesquisa aprofundada poderá trazer dados importantes da percepção do público ou da imprensa sobre determinada marca ou produto.

Isso será de extrema importância para que você possa entender como o seu concorrente quer ou está sendo visto e poderá traçar estratégias para se destacar no mercado. Boa parte da imprensa aposta em notícias ou conteúdos que oferecem um diferencial ao leitor, por isso, uma vez que você passa a entender como seu concorrente está posicionado poderá também criar um plano para ficar em evidência quando comparado a outras marcas.

A assessoria de imprensa está sendo assertiva?

Se durante sua busca você observar que o concorrente possui maior espaço nos veículos de comunicação ou aparece com mais frequência mesmo em temas comuns aos da sua empresa ou do seu cliente, é preciso levantar um sinal de alerta.

O bom relacionamento com a imprensa é essencial para o sucesso do negócio, mas isso deve ser feito de forma planejada e com uma estratégia bem definida, não basta apenas enviar releases para garantir um alto número de publicações, é preciso que existe um motivo e um planejamento.

Observe os melhores veículos com as melhores linhas editoriais para o público-alvo da sua empresa ou cliente,  prefira a identificação com o público do que a quantidade de publicações.

Além disso, procure fazer com que a linguagem enviada aos veículos de comunicação seja adequada ao do público-alvo, isso fará que com que mais pessoas se identifiquem ou se interessem pelo conteúdo.

Utilize a opinião do consumidor a seu favor

Ainda que cada dia mais comum observar o que pensa o consumidor, muitas empresas ignoram essas informações, principalmente quando o assunto é clipping. Não basta apenas listar os canais onde releases foram publicados, é preciso ir além e observar o que os consumidores falam a respeito.

Um consumidor insatisfeito, por exemplo, fará questão de deixar uma opinião registrada no conteúdo do site ou publicação em rede social. Ao observar o que pensa o consumidor, será possível entender suas principais dificuldades e ponto de insatisfação e com isso planejar estratégias para que sua empresa não cometa o mesmo erro do cliente.

O contrário também pode e deve ser feito, observar os pontos positivos que o consumidor fala ou pensa da concorrência e de alguma maneira tentar incorporar isso ao seu negócio ou do cliente.

Viu só? Com alguns passos e monitoramento de notícias feito da forma correta é possível observar e aprender muito com a concorrência, mesmo que o aprendizado seja do que não fazer.

Por isso, ao solicitar um serviço de clipping, procure por empresas sérias e comprometidas com o resultado que sua empresa ou cliente merece, e não apenas com números.

Continue acompanhando nosso blog para mais notícias, dicas e curiosidades sobre o clipping.