• Home
  • Clipping
  • A importância do monitoramento de notícias como feedback para a empresa

A importância do monitoramento de notícias como feedback para a empresa

29 de agosto de 2019 0 Comment

Todo gestor ou profissional responsável pela liderança de equipes no âmbito corporativo, sabe a importância de construir e oferecer dinâmicas de feedback aos seus colaboradores. Utilizada como uma das ferramentas mais relevantes para gerar motivação e engajamento, o feedback pode ser resumido como uma forma de avaliar e pontuar o desempenho conjunto e individual e os resultados do trabalho realizado por cada funcionário e setor da empresa.

Podendo ser positivo ou negativo, a principal função do feedback é direcionar as ações corporativas, reforçando qualidades e buscando soluções para os aspectos desfavoráveis. É um instrumento de comunicação entre líderes e os demais membros de uma organização, e se aplicado e interpretado da forma correta contribui diretamente para o desenvolvimento profissional de cada empregado e consequentemente para a evolução e crescimento da instituição em seu ramo de atuação.

 

Retorno para a empresa

 

Em geral, dentro das instituições, o feedback é praticado de chefe para subordinado e vice e versa, de forma direta, em uma conversa ou avaliação escrita. Ou seja, é um recurso focado sobretudo nas pessoas que prestam serviços e representam a mão de obra do negócio em questão. É a empresa conversando com seu público interno, apresentando aos seus funcionários o que é esperado deles e o que é apreciado neles, para que cada um saiba em qual direção seguir rumo ao aperfeiçoamento profissional.

Mas, como o gestor ou empreendedor pode identificar e estipular esta direção para então transmitir aos seus colaboradores? Apostar em um serviço de clipping de qualidade, é uma das formas.

 
Clipping = Feedback

Considerando que o feedback é uma peça fundamental para que empresa e colaboradores conheçam os resultados do seu trabalho, não há dúvidas de que os serviços de clipping se encaixam perfeitamente neste contexto. Monitorar as citações de mídia diariamente, é uma maneira objetiva de receber um retorno eficaz e legítimo quanto ao impacto das ações da empresa para o público-alvo e a sociedade em geral.

Com o acompanhamento das notícias repercutidas é possível controlar e aproveitar o fluxo de informações para gerar dados e estatísticas, que funcionem como orientação e incentivo para aprimorar os pontos fortes e ressignificar as experiências negativas. Exatamente como funciona no feedback interpessoal, o clipping proporciona um diálogo sobre os efeitos e resultados das atividades corporativas, mas neste caso são os veículos de imprensa e os stakeholders que estão conversando com a empresa em geral e apontando o que gera resultados benéficos, o que nem aos menos repercute e o que pode prejudicar a organização.

 
Gestão, informação e conhecimento

 

Encarar o clipping apenas como um processo de arquivamento pode acarretar na perda de um recurso valioso para subsidiar as atividades do dia a dia e a tomada de decisão na esfera corporativa. Pesquisar e monitorar a repercussão de mídia é um mecanismo multifacetado que possibilita inúmeras interpretações. É uma fonte de gestão da informação e conhecimento e não só pode, como deve ser aproveitado e explorado por empreendedores e administradores responsáveis pela análise de resultados, tanto em setores estratégicos como operacionais da empresa.

Sendo assim, não hesite em agregar os diagnósticos proporcionados por esta atividade ao gerenciamento institucional e de pessoal. O potencial do clipping como autocrítica e retorno construtivo transforma conteúdos midiáticos em referências sólidas, que quando incorporadas aos processos de feedback refletem em benefícios e vantagens competitivas para toda a estrutura organizacional.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!