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O que é clipping? Saiba mais sobre o monitoramento de notícias

A palavra clipping vem do inglês e significa recorte de jornais e revistas.  Mesmo que a atividade lá seja conhecida como news monitoring que significa monitoramento de notícia, aqui no Brasil essa atividade se popularizou como clipping ou clipagem, que é a versão aportuguesada da palavra.

E o que é clipping? nada mais é do que o monitoramento de informações de determinado assunto, podendo ser sobre uma empresa, marca, ong, evento e até mesmo uma pessoa pública. Esse monitoramento abrange: veículos impressos como jornais e revistas; veículos onlines como sites e blogs; mídias sociais; rádio e TV.

O serviço de clipping inclui: busca, análise e arquivamento de todo conteúdo monitorado e filtrado na busca, normalmente utilizado por assessorias de imprensa para mensurar a apresentar resultados aos seus clientes. Essa ferramenta também auxilia empresas que possuem seu próprio departamento de comunicação e buscam saber tudo que estão falando sobre a mesma nas mídias espontâneas, dessa forma é um serviço que pode ser facilmente moldado em função da necessidade do cliente.

O clipping é separado em:

  • Clipping Online: monitora todas as citações de sua marca no ambiente online como: sites, blogs, portais de notícias, fóruns etc.
  • Clipping Impresso: monitora jornais e revistas, tanto na versão física quanto a online.
  • Clipping de mídias sociais: monitora diversas redes sociais como: facebook, instagram, youtube entre outros. Esse monitoramento é realizado em páginas de conteúdo público geralmente de portais de notícias e entretenimento, atualmente também entram nesse monitoramento pessoas públicas como os influencers digitais, nesse caso geralmente é apontado o segmento em que o mesmo atua.

História do clipping

Não existem livros que contém detalhadamente a história do clipping no Brasil e no mundo, mas segundo o site Agility PR que traçou uma linha do tempo sobre a história do clipping pelo mundo, os primeiros registros do clipping vem de 1970:

  • 1970 – O então presidente dos Estados Unidos, George Washington, considerou que vinha sofrendo constantes ataques da imprensa. Ele começou, então, a recortar e colecionar as matérias de forma ordenada desde que houvesse nelas menções a ele e a suas muitos adversários políticos. Considera-se que esse foi o ponto de partida do clipping como conhecemos hoje.
  • 1852 – Foi fundada em Londres a primeira empresa especializada em clipping. O fundador, Romeike, era um vendedor de jornais que notou que muitos artistas recorriam aos jornais que ele arquivava para buscar menções sobre si próprios, vendo o potencial do serviço o transformou em uma atividade paga.
  • 1879 – Algo parecido com o ocorrido em 1852 aconteceu em Paris, notando a demanda por um histórico organizado de notícias o francês Alfred Chérié fundou a L’Argus de la Presse.
    Década de 1940 – Durante a II Guerra Mundial, os russos faziam permanente clipagem do que era publicado na mídia europeia, conforme registra o livro “Iron Curtain” (“Cortina de Ferro”, numa tradução livre), publicado em 2012.
  • Década de 1960 – Com a popularização do rádio e da TV, surgiram muitas agências de clipping no mundo que passaram a incluir o monitoramento dessas mídias em seus serviços.
  • Década de 1970 – As agências passaram a incluir análises avançadas dos dados obtidos em seus serviços. Inovação atribuída a uma agência que foi pioneira no uso de computadores para criar os relatórios.
  • 2003 – Com a popularização da internet na década de 1990, as agências de clipping passaram a oferecer serviços cada vez mais rápidos e abrangentes.

Atualmente o clipping está cada vez mais eficiente e abrangente em seu monitoramento, além do clipping de mídias impressas e onlines, as novas versões possuem o clipping de mídias sociais com relatórios cada vez mais completos e práticos.

Importância do clipping

O clipping é uma ótima ferramenta que usada de forma adequada ajuda a traçar estratégias de comunicação. Dentre suas principais vantagens se destacam:

  • Informação: Atualmente somos tão “bombardeados” por diversas fontes de informação – desde a hora em que acordamos até a hora de dormir – que fica difícil captar e absorver tudo o que está acontecendo ao seu redor e até mesmo no que diz respeito à sua própria marca. Com o monitoramento diário realizado pelo clipping, as informações que são realmente importantes para sua marca são captadas e filtradas para que chegue até você somente o que é relevante. Com o clipping todas essas informações chegam organizadas por data e nome, assim como são segmentadas pelo tipo de mídia em que foi divulgado.
  • Problemas: Assim como auxilia na previsão de possíveis problemas/crises, o clipping te dá tempo hábil para se posicionar, e se houver alguma informação divulgada equivocadamente fica fácil detectar o veículo responsável com a finalidade de corrigir essa informação de maneira eficiente e rápida.
  • Oportunidades: Com base nas informações coletadas é possível enxergar o contexto geral do seu posicionamento de marca, e dessa forma detectar oportunidades de mercado, tendências e assuntos relevantes da atualidade. Além disso, caso tenha algum segmento relevante para sua marca existe a possibilidade de monitorar a mesma e sempre estar atualizado desse determinado assunto;
  • Resultados: Caso a empresa trabalhe com um departamento de comunicação interna ou com assessoria de imprensa, uma ótima forma de mensurar se seus investimentos em comunicação estão trazendo os resultados esperados é com base nos relatórios de clipping, assim é possível acompanhar se houve aumento de citações da sua marca, analisar os dados quantitativos e a partir disso trabalhar nos pontos fortes e buscar soluções para os pontos fracos;
  • Backup: Todas as informações coletadas pelo monitoramento e seus relatórios gerados, são armazenados e ficam a disposição há qualquer momento do dia ou da noite;
  • Engajamento: Através das mídias sociais é possível saber quais assuntos mais interessam seu público alvo e quais geram mais engajamento;
  • Compartilhamento: Assim como você pode compartilhar em suas mídias sociais em quais veículos sua marca está presente, é legal compartilhar com seus colaboradores esses resultados;
  • Concorrentes: Se para a sua marca é interessante saber como estão seus concorrentes, o clipping possui a opção de monitoramento deles também, assim você fica por dentro do que eles andam fazendo e como estão posicionados em relação a sua marca.