• Home
  • Clipping
  • Entenda a importância do clipping para gerenciamento de crise
clipping-para-gerenciamento-de-crise

Entenda a importância do clipping para gerenciamento de crise

22 de agosto de 2018 0 Comment

O serviço de clipping ainda sofre com certo equívoco quanto as verdadeiras atribuições da ferramenta. O monitoramento de notícias é visto muito mais como uma busca de releases emplacados na empresa, quando na verdade a clipagem pode ser um instrumento capaz de prevenir e gerenciar crises e muito mais!

Entretanto, na nossa publicação de hoje, vamos explorar um pouco os principais benefícios do uso do clipping para gerenciamento de crise. Vamos lá?

monitoramento-de-notícias-clipping

Quando o gerenciamento de crise é necessário?

Não existe uma regra para definir quando se faz necessário o gerenciamento de crise de uma empresa, bem como não existe manual indicativo do que é a crise e quais consequências a empresa pode sofrer.

Apesar de um pouco abstrata, a crise é bastante comum e facilmente identificada quando uma marca comete algum erro, seja na comunicação ou no próprio serviço ou produto.

As campanhas publicitárias mal elaboradas e a comunicação inadequada dos funcionários da empresa são os principais exemplos das crises geradas para as empresas. Quem nunca viu um outdoor ou vídeo na internet de uma campanha cheia de equívocos que despertou os usuários furiosos na internet?

Ou então aquele comentário respondido de forma rude por um funcionário da empresa nas redes sociais? Hoje em dia tudo pode gerar um grande buzz e afetar negativamente a empresa, principalmente com um mundo tão conectado onde o usuário possui cada dia mais voz (ou texto).

Como o clipping pode ajudar no gerenciamento de crise?

Assuntos delicados exigem muito cuidado, por isso, a assessoria de imprensa e empresas de comunicação devem estar bem alinhadas para que o plano de ação seja feito de forma adequada para a situação.

Ao mesmo tempo, é preciso conhecer todas as ferramentas que possam auxiliar na difícil missão de reverter uma crise empresarial.

Nesse sentido, o clipping aparece como uma alternativa muito útil para encarar o momento de infelicidade do cliente. Com o clipping no gerenciamento de crise é possível:

  • Monitorar a imagem do cliente
  • Analisar fatos que deram início a crise
  • Identificar possíveis ameaças a empresa
  • Elaborar com maior precisão o plano de ação
  • Identificar fake news

Vale lembrar que o olhar completo da imagem do cliente é um importante passo em qualquer ocasião, durante uma crise os cuidados devem ser ainda maiores.

assessoria-para-crise-empresarial

Utilizando o clipping para análise de sentimento

O nome pode parecer um tanto quanto estranho, afinal, o que há de útil na análise de sentimentos durante uma crise?

A verdade é que o monitoramento de notícias permite uma visão ampla de tudo o que está sendo publicado nos veículos de comunicação, e quando a crise chega esse monitoramento deve ser ainda mais intenso e preciso.

Uma boa dica para entender melhor o que estão falando sobre a empresa ou sua imagem é criar uma categorização de notícias, basicamente entre notícias ruins, neutras e boas, como se fossem sentimentos mesmo.

Uma vez identificada as notícias ruins é possível analisar de fato como a imagem do cliente está exposta e com isso elaborar planos de ações mais assertivos. Ora, se há uma notícia ruim é porque há algo de errado, e se há algo de errado é preciso arrumar, certo? 

O monitoramento de notícias como fonte de identificação de oportunidades

O clipping e monitoramento de notícias pode ser uma poderosa arma para identificar ocasiões favoráveis ou não ao cliente, mesmo que o monitoramento não envolva diretamente notícias sobre o cliente. Como? Ambientes políticos e econômicos são de extrema importância e podem ditar o desenvolvimento ou recuo de diversos segmentos de mercado, uma vez que o clipping identifica com antecedência essas mudanças é possível criar planos de ação ainda mais eficazes.

Outro bom exemplo do serviço de clipping para empresas está na identificação antecipada de possíveis problemas, e com isso, se faz possível o gerenciamento da crise mesmo quando ela ainda não existe, ou seja, é uma oportunidade de manter o olhar apurado da empresa ou segmento afim de evitar possíveis equívocos.

Viu só? O clipping para gerenciamento de crises pode ser muito útil quando a fase ruim chega. Por isso, procure sempre estar atento ao monitoramento de notícias!

Esperamos que com essas dicas você tenha entendido a importância do clipping para qualquer empresa! Caso queira saber mais é só enviar uma mensagem pra gente!

Não esqueça de compartilhar o conteúdo! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e curiosidades sobre monitoramento de notícias.