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Clipping e análise de resultados: Entenda o relatório de repercussão

14 de agosto de 2019 0 Comment

Sempre que um profissional especialista em clipping for questionado sobre o conceito do trabalho, ele provavelmente vai responder de forma concisa e objetiva: é uma ferramenta que monitora e arquiva as citações de mídia de determinada empresa ou pessoa. Isso porque esta é sem dúvidas a definição base para o clipping, mas o processo de monitorar e arquivar é detalhado, abrangente e vai muito além de uma lista de links com notícias repercutidas.

O processo de monitoramento é divido em diversas etapas, sendo que a busca e seleção de notícias, que são enviadas diariamente ou semanalmente para a empresa e assessores de imprensa, é apenas um desses estágios; e embora seja um material extremamente eficaz para identificar interesses e acompanhar o impacto das ações da empresa na mídia, é necessário ir mais a fundo para garantir uma visão holística do mercado. Por isso um serviço de clipping de qualidade precisa incluir um relatório de repercussão.

 
Qual a função do relatório?
 

O relatório de repercussão nada mais é que um compilado de todas as menções de mídia arquivadas pelo clipping em determinado período, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual, dependendo das necessidades de cada empresa ou indivíduo. É, antes de tudo, um instrumento que garante que as notícias previamente rastreadas não se percam e possam ser acessadas sempre que necessário. Porém a sua função mais relevante é agregar valor institucional e financeiro ás citações de mídia espontânea, transformando essas informações em números e indicadores palpáveis.

O objetivo é facilitar a visualização de referências monetárias e tendências estratégicas tanto para a empresa, quanto para a assessoria de imprensa. Para isso, um relatório de repercussão de clipping precisa ter elementos como:

  • Número de publicações rastreadas durante o tempo estipulado
  • Palavras-chave e termos em destaque
  • Principais veículos e editorias
  • Temas mais abordados
  • Mídias mais frequentes (impressa ou digital)
  • Tipos de publicação mais frequentes (Sites, Blogs ou Mídias Sociais)
  • Centimetragem

A partir desses dados, é possível identificar pontos positivos, negativos e oportunidades, prever crises e até mesmo constatar novos públicos-alvo.


 
Interpretando os dados do relatório de repercussão
 

Assim como em pesquisas quantitativas e qualitativas não basta apenas coletar as informações, é necessário interpretá-las para então chegar a uma conclusão sobre o objeto pesquisado. Com os registros gerados pelo monitoramento de mídia não é diferente, a leitura e análise de cada tópico são recursos valiosos para pensar o posicionamento de imagem e idealização de estratégias de ação.

O número de inserções publicadas, por exemplo, apresenta uma visão clara do interesse da imprensa acerca dos assuntos abordados, e aliado às palavras-chave e temas mais citados é possível traçar planos e diretrizes de ações e divulgações. Pontuar os veículos de imprensa que mais citam a sua empresa ou cliente também representa uma perspectiva abrangente sobre o que reforçar e o que alterar nas táticas de relacionamento com o público-alvo e imprensa, já que as categorias de jornais, revistas, sites, blog e etc refletem também o perfil da audiência e o alcance da repercussão.

 
Centimetragem
 

Esta talvez seja a parte do relatório de repercussão que mais gera dúvidas ao primeiro contato, entretanto a definição é simples: a centimetragem mensura o espaço ocupado com mídia espontânea e o seu preço em dinheiro. Ou seja, são métricas que apresentam de forma detalhada o montante que precisaria ser investido para obter aquele mesmo espaço, baseados nos valores publicitários de cada veículo.

Essencial para a análise de resultados, é a centimetragem que permite a assessoria de imprensa estipular o custo do seu trabalho, e os clientes e contratantes medirem o retorno sobre o investimento. Dessa maneira o relatório de repercussão proporciona inúmeros diagnósticos não só para assessores e equipes de marketing e comunicação, mas também para diferentes segmentos das instituições sendo pertinente financeira e estrategicamente para todo o cenário institucional.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!