O clipping para redes sociais como seu aliado

15 de outubro de 2018 0 Comment

Certamente você já ouviu falar sobre a importância das redes sociais nas estratégias de comunicação de diversas empresas, não é? Isso não é mais novidade, entretanto, o que muita gente ainda não leva em consideração é que as redes sociais são ferramentas extremamente úteis para o estreitamento do relacionamento com o cliente.

Isso significa que sua marca pode e deve ter um posicionamento claro e com a linguagem do público-alvo. O que nos leva a outro ponto, o desdobramento da comunicação no ambiente online e como as marcas usam isso a seu favor ou como perdem oportunidades.

O clipping é uma ótima ferramenta para assessoria de imprensa, mas é também ponto forte e amigo do pessoal de marketing e agências, que por sua vez podem utilizar o clipping para pautar ideias e novas estratégias para os clientes, inclusive nas redes sociais.

Por isso, hoje nossa publicação fala um pouco mais sobre o clipping para redes sociais. Vamos lá?

Dua-clipping-mídias-sociais

O que posso analisar nas redes sociais com ajuda do clipping?

O primeiro passo é entender o motivo pelo qual se faz necessário uma análise nos perfis dos clientes ou empresas semelhantes. Uma análise superficial e sem objetivo pode significar uma rigorosa perda de tempo por parte do profissional, por isso nós listamos aqui alguns dos principais objetivos do clipping para redes sociais.

Observar a concorrência

Em um ambiente cada vez mais conectado e com cada vez mais ideias geniais surgindo a todo momento, fica difícil conseguir se destacar entre os concorrentes.

Observar a concorrência pode ser uma ótima fonte de informações do seu público e até mesmo dos próximos passos que o concorrente pode estar planejando. Todas essas questões devem ser analisadas e debatidas na equipe interna para desenvolver planos de ação e não ficar para trás no cenário competitivo.

Além disso, observar a concorrência permite a você enxergar o que está dando certo ou errado. Se uma empresa está sendo criticada por seu posicionamento ou seus produtos, por exemplo, e o seu cliente possui a mesma linha de pensamento e de produção é hora de rever as estratégias e remar para o caminho certo.

Por outro lado, se uma empresa está se destacando das demais nas redes sociais, isso pode servir como inspiração para que o seu cliente seja mais flexível a mudanças ou passe a considerar novas opções de engajamento, publicações ou mesmo aumentar o investimento.

Considerar comentários

Talvez um dos grandes benefícios (e também malefícios) advindos das redes sociais sejam os comentários públicos dos fãs ou clientes. E principalmente nos dias atuais onde muito se fala do politicamente correto, é importante observar o conteúdo publicado e a reação do público perante ele.

Os comentários podem revelar informações importantíssimas para os clientes, que vão desde uma crítica a algum produto com defeito até mesmo a um atendimento mal feito na loja física. Tudo isso serve como base para que seja possível reaver a conduta da empresa, tanto no que diz respeito ao seu posicionamento como aos seus processos de produção ou gestão de pessoas.

São inúmeros os casos de empresas que precisaram adequar seu posicionamento ou mudar as práticas de serviços para melhor atender o público.

Por outro lado, as redes sociais podem ser uma verdadeira aliada da marca. Nós podemos usar um exemplo atual de como as redes influenci uma marca por meio de seus comentários. A marca Daiso Japan, rede de varejo de artigos japoneses possui mais de 6 mil lojas no mundo, no Brasil são 39. A rede está em expansão e em breve irá inaugurar sua 40ª loja na cidade de Curitiba. De acordo com o gerente-geral da loja, Reginaldo Gonçalves, a escolha pela cidade teve uma ajuda fundamental da população, que encheu os canais sociais da empresa com pedidos de uma loja na cidade. Incrível, né?

Isso serve para exemplificar o bom uso das redes sociais por parte da marca.

Buscar tendências

As tendências talvez sejam as melhores armas para alavancar uma estratégia de redes sociais mas também pode ser a mais perigosa. Entretanto, é inegável a sua importância, por isso é preciso ficar de olho em tudo o que acontece no ambiente digital.

Os memes, por exemplos, são vistos diariamente nos perfis empresariais nas redes sociais, mas será que o conteúdo está de acordo com o posicionamento da empresa? será que o conteúdo tem engajado os fãs? Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de analisar as redes sociais com o clipping.

E essa análise deve ser feita tanto nos perfis dos concorrentes quanto na do próprio cliente. Não basta apenas “fazer por fazer”, é preciso que haja estratégia por trás disso.

As tendências nas redes sociais não duram longos períodos, entretanto, é preciso saber aproveitá-las. Uma vez que o plano de ação está de acordo com o perfil da empresa e há liberdade para criar, tente usar a tendência a favor do cliente, mas não esqueça que isso sempre precisa ter um objetivo por trás, seja o aumento de engajamento, maior faturamento, tráfego em site etc.

Olhar para o próprio umbigo

Nós falamos da parte fácil, não é? Observar a concorrência e tendências é importante, mas é muito mais simples do que olhar para si mesmo. Por isso, como nossa última dica de clipping para redes sociais, nós gostaríamos de falar da importância da autocrítica e auto avaliação nas redes sociais.

Como já dissemos acima, é fundamental observar o que o público anda falando nas redes sociais, e isso inclui a sua marca ou do cliente também. Verificar notificações, menções, compartilhamentos e comentários podem ajudar você a entender o que falta para atingir o sucesso ou o que está dando certo e pode ser melhorado.

Todas as suas publicações e campanhas são vistas de modo público, ou seja, você poderá encontrar fãs que amam a sua marca e fazem questão de exibir isso mas também poderá visualizar os famosos “haters”, aqueles que estão lá para criticar. Diante disso tudo, é preciso saber como se posicionar e como isso pode afetar a sua marca.

 

Gostou das nossas dicas de clipping para redes sociais? Continue acompanhando nosso blog para mais notícias, curiosidades e dicas.