Estar atento ao que repercute nos jornais, portais de notícias, programas de rádio e tv e mídias sociais é essencial para controlar o posicionamento de uma instituição ou pessoa perante o público, identificar possíveis crises e avaliar os resultados dos trabalhos de comunicação. E neste âmbito, é evidente que o clipping é uma ferramenta vital para não perder nada do que é falado sobre sua empresa ou marca na mídia.
Mais do que simplesmente reunir e arquivar as citações de imprensa, o clipping gera dados e indicativos pertinentes ás ações de assessoria de comunicação e também a setores estratégicos de uma organização, como o marketing, administração e relações públicas. Mas para que essas informações sejam úteis e decisivas é preciso manter um monitoramento contínuo, acompanhando e interpretando as notícias de forma assídua e regular.
Frequência ideal
Mas qual é a periodicidade certa para receber e verificar o clipping? A resposta vai depender sobretudo do seu tipo de negócio. As empresas especializadas em clipagem e monitoramento, executam o processo de busca e arquivamento diariamente, para que nada fique fora do radar, mas o envio das citações de mídia clipadas varia de acordo com as necessidades do cliente.
As assessorias de imprensa e comunicação por exemplo, precisam receber o clipping todos os dias, pois o rastreamento de notícias é um dos pilares essenciais ao trabalho dos assessores. Instituições que estão divulgando novos serviços e produtos, que enfrentam constantes gerenciamentos de crise ou que estão estabelecendo posicionamento de marca também devem optar pelo recebimento diário. Em outros casos, a entrega da lista de menções e notícias pode ser reduzida para três, duas ou uma vez por semana sem prejudicar o feedback proporcionado pelo clipping.
Clipping semanal
Ainda que não existam regras definidas quanto a regularidade de recebimento do clipping, é importante considerar o mínimo de 1x por semana. Como um instrumento estratégico de análise de concorrentes e reconhecimento de mercado, o controle e registro de conteúdo midiático perde sua eficácia se analisado em períodos muito espaçados.
Para entender melhor, basta pensar em uma das características mais relevantes do serviço de monitoramento de notícias: a instantaneidade. O clipping realiza buscas nas edições mais recentes de todos os veículos e entrega o que está sendo citado e comentado sobre a empresa ou indivíduo nas últimas horas e dias, ou seja, os resultados mostram o que está repercutindo agora. Levando este aspecto em conta, não faz sentido, neste contexto, tomar conhecimento de uma notícia semanas após sua divulgação.
Vantagens
A imprensa é uma das instituições que mais influenciam a opinião pública, consequentemente é imprescindível que gestores e empreendedores sejam cuidadosos com a compreensão e perspectiva do que vira notícia sobre a organização ou negócio, pois a possibilidade de refletir no ponto de vista do público-alvo é quase certa. E incluir o clipping semanal nos planejamentos e tópicos relevantes a gestão pode trazer inúmeros benefícios como:
Feedback rápido, seguro e eficaz
Identificação e antecipação de crises
Geração de referências que possibilitam mensurar e avaliar o retorno sobre os investimentos em comunicação
Criação automática de backup e portfólio de ações repercutidas pela mídia
Possibilidade de compartilhar as notícias instantaneamente e aumentar a visibilidade das repercussões
Reconhecimento de vantagem competitiva sobre os concorrentes
Portanto, na hora de estabelecer a frequência certa para o recebimento do clipping, o ideal é analisar as necessidades reais da empresa, lembrando sempre de considerar o conceito de agilidade e imediatismo da imprensa, para aproveitar o serviço de monitoramento de notícias da melhor maneira possível.
Ficou interessado(a)? Entre em contato com a gente!
A importância de acompanhar o clipping periodicamente
Estar atento ao que repercute nos jornais, portais de notícias, programas de rádio e tv e mídias sociais é essencial para controlar o posicionamento de uma instituição ou pessoa perante o público, identificar possíveis crises e avaliar os resultados dos trabalhos de comunicação. E neste âmbito, é evidente que o clipping é uma ferramenta vital para não perder nada do que é falado sobre sua empresa ou marca na mídia.
Mais do que simplesmente reunir e arquivar as citações de imprensa, o clipping gera dados e indicativos pertinentes ás ações de assessoria de comunicação e também a setores estratégicos de uma organização, como o marketing, administração e relações públicas. Mas para que essas informações sejam úteis e decisivas é preciso manter um monitoramento contínuo, acompanhando e interpretando as notícias de forma assídua e regular.
Frequência ideal
Mas qual é a periodicidade certa para receber e verificar o clipping? A resposta vai depender sobretudo do seu tipo de negócio. As empresas especializadas em clipagem e monitoramento, executam o processo de busca e arquivamento diariamente, para que nada fique fora do radar, mas o envio das citações de mídia clipadas varia de acordo com as necessidades do cliente.
As assessorias de imprensa e comunicação por exemplo, precisam receber o clipping todos os dias, pois o rastreamento de notícias é um dos pilares essenciais ao trabalho dos assessores. Instituições que estão divulgando novos serviços e produtos, que enfrentam constantes gerenciamentos de crise ou que estão estabelecendo posicionamento de marca também devem optar pelo recebimento diário. Em outros casos, a entrega da lista de menções e notícias pode ser reduzida para três, duas ou uma vez por semana sem prejudicar o feedback proporcionado pelo clipping.
Clipping semanal
Ainda que não existam regras definidas quanto a regularidade de recebimento do clipping, é importante considerar o mínimo de 1x por semana. Como um instrumento estratégico de análise de concorrentes e reconhecimento de mercado, o controle e registro de conteúdo midiático perde sua eficácia se analisado em períodos muito espaçados.
Para entender melhor, basta pensar em uma das características mais relevantes do serviço de monitoramento de notícias: a instantaneidade. O clipping realiza buscas nas edições mais recentes de todos os veículos e entrega o que está sendo citado e comentado sobre a empresa ou indivíduo nas últimas horas e dias, ou seja, os resultados mostram o que está repercutindo agora. Levando este aspecto em conta, não faz sentido, neste contexto, tomar conhecimento de uma notícia semanas após sua divulgação.
Vantagens
A imprensa é uma das instituições que mais influenciam a opinião pública, consequentemente é imprescindível que gestores e empreendedores sejam cuidadosos com a compreensão e perspectiva do que vira notícia sobre a organização ou negócio, pois a possibilidade de refletir no ponto de vista do público-alvo é quase certa. E incluir o clipping semanal nos planejamentos e tópicos relevantes a gestão pode trazer inúmeros benefícios como:
Portanto, na hora de estabelecer a frequência certa para o recebimento do clipping, o ideal é analisar as necessidades reais da empresa, lembrando sempre de considerar o conceito de agilidade e imediatismo da imprensa, para aproveitar o serviço de monitoramento de notícias da melhor maneira possível.
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