Alguma vez você já se deparou com uma oferta de trabalho, processo seletivo, ou formulário de inscrição para cursos e instituições que solicitava o envio não só do currículo mas também de um portfólio?
Em diversas profissões a montagem e apresentação de um portfólio, é pré-requisito fundamental para que o futuro empregador, cliente ou professor possa conhecer um pouco do perfil, das experiências, habilidades e aptidões do profissional. Além de ser uma ferramenta simples e funcional capaz de promover pessoas e serviços e fazer toda a diferença na hora de gerar destaque em um mercado competitivo. E embora mais comum entre especialistas como designers, fotógrafos, escritores, publicitários e jornalistas, é um instrumento que vem sendo cada vez mais explorado também por empresas de todos os portes.
Mas o que é portfólio?
O conceito é bastante abrangente e pode incluir diversos formatos e conteúdos, mas em uma definição básica, portfólio é uma amostra do tipo de trabalho que uma pessoa ou empresa realiza. É um arquivo que reúne informações e exemplares de projetos e atividades atribuídos ao profissional ou organização, e que podem dar aos clientes em potencial uma ideia clara de qual é o ramo de atuação e o caráter das ações praticadas e produtos ou serviços oferecidos. No caso de um fotógrafo por exemplo, o portfólio pode apresentar principalmente uma seleção dos melhores fragmentos de ensaios e produções anteriores, mas também artigos, prêmios e reconhecimentos, participações em eventos, exposições, etc.
Ou seja, é um cartão de visitas, um instrumento de comunicação e um dos elementos cruciais quanto as primeiras impressões que o público-alvo terá de você e da sua empresa.
O clipping como vitrine
Se o portfólio representa o trabalho da empresa, por que não inserir as ações que viraram notícia? O clipping como uma ferramenta de monitoramento e arquivamento de citações na mídia, auxilia o gestor a acompanhar e pontuar os pontos fortes e tópicos interessantes da instituição; e nada mais pertinente do que aproveitar esses registros na hora de apresentar e moldar uma imagem corporativa.
Todo conteúdo que mostre aspectos relevantes da empresa em seu campo de atuação é válido para transmitir credibilidade e confiança a quem procura informações. Quando realizamos uma busca sobre qualquer assunto em sites especializados, os primeiros resultados que recebemos são em geral notícias, e essa é uma das razões predominantes para incluir e utilizar o material de clipping em todo e qualquer mecanismo de apresentação da organização.
Além disso, os registros gerados pelo monitoramento de mídia formam uma linha do tempo que também contam a história e trajetória do seu negócio, se mostrando como um recurso em que os consumidores e interessados podem observar e avaliar a evolução da empresa em sua atividade.
Investir em um clipping de qualidade e enxergá-lo além de uma ferramenta de auxílio a assessoria de imprensa, é uma alternativa prática e acessível que agrega benefícios em muitos aspectos da comunicação e gerenciamento institucional relacionado tanto ao público interno, quanto ao externo.
Portanto, não tenha medo de explorar este material como um portfólio e inclua o clipping em sites, apresentações e qualquer plataforma de divulgação da empresa. Aposte que esse pode ser o diferencial competitivo para apresentar o seu know-how de forma dinâmica e tornar o seu negócio uma referência no segmento.
Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais notícias, curiosidades e dicas.
Clipping e portfólio: Como o monitoramento de notícias pode ser uma peça chave na construção de uma imagem para a sua empresa
Alguma vez você já se deparou com uma oferta de trabalho, processo seletivo, ou formulário de inscrição para cursos e instituições que solicitava o envio não só do currículo mas também de um portfólio?
Em diversas profissões a montagem e apresentação de um portfólio, é pré-requisito fundamental para que o futuro empregador, cliente ou professor possa conhecer um pouco do perfil, das experiências, habilidades e aptidões do profissional. Além de ser uma ferramenta simples e funcional capaz de promover pessoas e serviços e fazer toda a diferença na hora de gerar destaque em um mercado competitivo. E embora mais comum entre especialistas como designers, fotógrafos, escritores, publicitários e jornalistas, é um instrumento que vem sendo cada vez mais explorado também por empresas de todos os portes.
Mas o que é portfólio?
O conceito é bastante abrangente e pode incluir diversos formatos e conteúdos, mas em uma definição básica, portfólio é uma amostra do tipo de trabalho que uma pessoa ou empresa realiza. É um arquivo que reúne informações e exemplares de projetos e atividades atribuídos ao profissional ou organização, e que podem dar aos clientes em potencial uma ideia clara de qual é o ramo de atuação e o caráter das ações praticadas e produtos ou serviços oferecidos. No caso de um fotógrafo por exemplo, o portfólio pode apresentar principalmente uma seleção dos melhores fragmentos de ensaios e produções anteriores, mas também artigos, prêmios e reconhecimentos, participações em eventos, exposições, etc.
Ou seja, é um cartão de visitas, um instrumento de comunicação e um dos elementos cruciais quanto as primeiras impressões que o público-alvo terá de você e da sua empresa.
O clipping como vitrine
Se o portfólio representa o trabalho da empresa, por que não inserir as ações que viraram notícia? O clipping como uma ferramenta de monitoramento e arquivamento de citações na mídia, auxilia o gestor a acompanhar e pontuar os pontos fortes e tópicos interessantes da instituição; e nada mais pertinente do que aproveitar esses registros na hora de apresentar e moldar uma imagem corporativa.
Todo conteúdo que mostre aspectos relevantes da empresa em seu campo de atuação é válido para transmitir credibilidade e confiança a quem procura informações. Quando realizamos uma busca sobre qualquer assunto em sites especializados, os primeiros resultados que recebemos são em geral notícias, e essa é uma das razões predominantes para incluir e utilizar o material de clipping em todo e qualquer mecanismo de apresentação da organização.
Além disso, os registros gerados pelo monitoramento de mídia formam uma linha do tempo que também contam a história e trajetória do seu negócio, se mostrando como um recurso em que os consumidores e interessados podem observar e avaliar a evolução da empresa em sua atividade.
Investir em um clipping de qualidade e enxergá-lo além de uma ferramenta de auxílio a assessoria de imprensa, é uma alternativa prática e acessível que agrega benefícios em muitos aspectos da comunicação e gerenciamento institucional relacionado tanto ao público interno, quanto ao externo.
Portanto, não tenha medo de explorar este material como um portfólio e inclua o clipping em sites, apresentações e qualquer plataforma de divulgação da empresa. Aposte que esse pode ser o diferencial competitivo para apresentar o seu know-how de forma dinâmica e tornar o seu negócio uma referência no segmento.
Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais notícias, curiosidades e dicas.
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